domingo, 5 de setembro de 2010

América Dourada e a Educação nas Décadas de 60 – 70 e Final do Século XX


[Continuação do trecho anterior]
Depois disso, surgiram os chamados “professores leigos”.  A 1ª professora de Nova América foi a senhora Maria Rosa Costa e Silva, que lecionou na 1ª escola, denominada Escola Zenália Dourado Lopes. Sendo a 1ª professora concursada pelo Estado a lecionar na Escola Estadual São Sebastião em 1959, a senhora Zilene Oliveira de Macêdo. 
Foto da Av. Irecê em Soares
Com a presença  dos “professores leigos”, como não havia nos povoados o ginásio, muitos  iam estudar fora. Começou a democratização, a acessibilidade aos estudos e sua expensão, a partir da implementação da CNEC com o empenho do padre Domingos, em América Dourada. O Centro Educacional Cenecista Doze de Outubro, fundado em 22 de janeiro de 1971. Esta mesma expansão se deu em Soares, Prevenido, Ipanema e Belo Campo por nomes notáveis, a exemplo do Sr° Edigar Souza Bagano, Agnelo Cavalcante dos Santos e o Prof. Manoel Augusto Dourado, dentre outros. 
Praça do Comércio - Soares

A emancipação de América Dourada se deu no  dia 25 de fevereiro de 1985, tendo como 1° prefeito o Dr. Sinobelino Dourado Neto e, 1° Secretário Municipal de Educação, o Professor Sebastião Paulo Dourado.
Em 1997 foi realizado o 1° concurso público no município, tendo com nível superior as professoras Ziziane Oliveira Macêdo e Sueide Araújo de Freitas a compor o quadro efetivo do Magistério. 
Av. Irecê - Soares
Chegamos ao final do século passado com escolas públicas em todos os Distritos, povoados e lugares mais longíquos. Os alunos tendo acesso a livros didáticos, merenda escolar e professores na sua totalidade, com formação em magistério.
Atualmente, temos 40% do quadro de professores graduados, 3% pós-graduados, 29% se graduando nas diversas áreas de conhecimento e, 21% dos professores pós graduandos. Temos  instalados em América Dourada, 3 pólos de instituições de ensino superior, sendo elas a ULBRA, MONTENEGRO e FCA – Faculdade Católica de Anápolis.
Quero ressaltar a importância do Colégio Estadual São Sebastião, que recebe todo alunado da rede municipal, para cursar o Ensino Médio.
Tendo como gestoras as professoras: Diretora Profª. Dorian Araújo Correia Bastos, e Vice-diretoras   Profª. Maria Celestina Rocha e Profª. Maria do Socorro Ribeiro de Brito Montenegro.
Os professores  desempenham suas tarefas na sala de aula, com compromisso e responsabilidade, incentivando os educandos a se comprometerem com os estudos, interagindo com colegas e professores,  assumindo  assim a postura de um estudante  criativo, dinâmico, crítico, capaz e responsável;demonstrando assim   suas habilidades no processo ensino aprendizagem.

2 comentários: