quinta-feira, 11 de novembro de 2010

VIGOREXIA

Vigorexia: A busca por físico musculoso 
                         
Vigorexia é a compulsão por exercícios. Trata-se de um transtorno psiquiátrico que atinge um número cada vez maior de pessoa e traduz-se numa prática exagerada de exercício físico e, muitas vezes, na ingestão de substâncias químicas (anabolizantes) para aumentar a massa muscular. O indivíduo nunca se satisfaz com o próprio corpo, se acha fraco, com músculos pouco desenvolvidos e acaba exagerando nos exercícios. A população de risco desta doença é os adolescentes e jovens, nomeadamente do sexo masculino.
Riscos:
O abuso de atividades físicas pode acarretar problemas físicos, como lesões musculares, insônia, desinteresse sexual, irritação, fraqueza, má alimentação, entre outros.Apesar de tais prejuízos orgânicos, os vigoréxicos também podem apresentar outros sinais como: sentimento de inferioridade, desmotivação, depressão e outros.
A situação de um vigoréxico pode se agravar se buscar em anabolizantes o aumento da massa corpórea, posi esses podem provocar problemas cardiovasculares, câncer de prótata, diminuição dos testículos, etc.
Tratamento:
Ao identificar um vigoréxico, o psiquiatra ou psicólogo pode aplicar medidas que fazem com que o indivíduo se conscientize que a preocupação com o corpo é bem vinda, mas a demasia é prejudicial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário